Gestão abre Intenção de Registro de Preços para o Projeto Farmácia Virtual
14.11.2025 – Licitação e Contrato

A Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta quinta-feira (13/11), a Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 021/2025, no âmbito do Projeto Farmácia Virtual. A IRP integra etapa preparatória de licitação para contratar solução tecnológica voltada à disponibilização de sistema integrado para aquisição e gestão de medicamentos, materiais odonto-médico-hospitalares, bem como dietas enterais e parenterais.
O sistema possibilitará o aprimoramento de todo o ciclo logístico de aquisição, gestão e distribuição, para ampliar a eficiência administrativa e garantir a disponibilidade contínua de insumos essenciais à saúde.
Os órgãos interessados poderão manifestar interesse no período de 13 a 28 de novembro de 2025, exclusivamente pelo Portal de Compras do governo federal, com acesso exclusivo para agentes públicos com login.
O projeto, articulado em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), o Exército Brasileiro (EB) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), beneficiará 101 unidades, sendo 63 Organizações Militares de Saúde do Exército Brasileiro, 33 Organizações de Saúde da Força Aérea Brasileira e 5 Penitenciárias Federais do MJSP, alcançando mais de 750 mil usuários em todo o país. No total, mais de 6 mil itens de saúde serão incorporados à iniciativa.
O novo modelo também permitirá maior planejamento das aquisições, adaptação às variações de demanda e eliminação de perdas de suprimentos. Entre os principais benefícios esperados estão a drástica redução dos processos licitatórios, a celeridade na aquisição de materiais de saúde e a melhoria na gestão de estoques e inventários. A medida contribuirá ainda para a redução do desvio de função de profissionais de saúde, que poderão concentrar-se em suas atividades-fim, resultando em melhor qualidade no atendimento aos pacientes.
Fonte: Gov br – 13.11.2025