Autoridades e especialistas debatem mudanças no controle externo em evento da Atricon; inscrições abertas
18.11.2020 – Direito Público.

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) promove nos dias 19 e 20 de dezembro o VII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. O evento é uma oportunidade para gestores e secretários municipais acompanharem debates virtuais sobre o Tribunal de Contas Contemporâneo e o mundo pós-pandemia: mudanças no controle externo e interação com a sociedade. Esse tema estará na pauta de painéis que terão a participação de diversas autoridades, dentre elas, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o procurador-geral da República, Augusto Aras; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. As inscrições estão abertas.
A realização dos painéis com as autoridades e especialistas será a oportunidade de acompanhar reflexões, compartilhar experiências e receber orientações atualizadas sobre o controle interno. No dia 19, após a solenidade de abertura, Augusto Aras vai conduzir o primeiro painel. Em seguida, o presidente Davi Alcolumbre foi o convidado para participar da Conferência Legislativa. Após a apresentação do presidente do Senado, o público terá a oportunidade de conferir uma palestra sobre a retomada da atividade econômica e o papel dos Tribunais de Contas, ministrado conjuntamente pelo diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruno Quick, e pelo economista José Roberto Afonso.
Depois do intervalo para o almoço, a programação retorna com uma palestra que trará os desafios do controle externo diante da pandemia. O tema A Avaliação de Políticas Públicas pelos Tribunais Contas encerra o ciclo de palestras do primeiro dia do evento e terá a condução de quatro especialistas.
Retomada
Mais dois painéis e uma conferência de encerramento estão previstos para o segundo dia de evento. Na retomada, está prevista uma palestra com os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; da Associação Nacional dos Desembargadores, Marcelo Buhatem; da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Thiers Montebello e do procurador-geral do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux. Eles irão conduzir o painel A visão das Associações de Classes Jurídicas sobre os Tribunais de Contas.
Na parte da tarde, o evento segue com uma palestra da Atricon que vai reunir os juristas Lenio Streck e Gilberto Morbach. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (ST), Humberto Martins, encerra o evento. Saiba mais sobre a programação e a participação aqui.
Fonte: CNM – 17/11/2020