Censo 2020: IBGE lança editais seletivos com 200 mil vagas
09.03.2020 – Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os editais dos Processos Seletivos Simplificados para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) e para Recenseador foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), no dia 5 de março. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 200 mil vagas para suprir as demandas do Censo Demográfico 2020, e os interessados no processo seletivo podem fazer inscrição até dia 24 de março.
As contratações, em caráter temporário, atendem a Lei 8.745/1993 e as pessoas que trabalharam recentemente como temporários, para o IBGE ou qualquer outro órgão público também poderão ser recontratadas, caso sejam aprovadas nesses processos. Os contratos terão duração prevista de três meses ou de cinco meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades e a disponibilidade orçamentária.
O primeiro edital prevê 5.462 vagas para ACM e 22.676 para ACS, distribuídas em 4.612 Municípios do país, com respectivas remunerações de R$ 2,1 mil e R$ 1,7 mil e ensino médio completo para ambas as funções. Os mais bem colocados em cada Município ocuparão a vaga de Agente Censitário Municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo na cidade. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem atuado para garantir a realização do Censo 2020, principal fonte de dados da população brasileira. Além de impactar diretamente na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os dados oficiais também são definidores de públicas e podem indicar áreas prioritárias de investimentos, como saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência à infância e à velhice.
Assim, a entidade informa sobre o prazo de inscrição e a importância de os editais serem divulgados entre a comunidade. Uma vez que a pesquisa é domiciliar, complexa e demorada, ter um recenseador da região pode ajudar no processo. Para levar o assunto aos Municípios, a CNM e o IBGE promovem seminários pelo país.
Conhecimento
Para abordar a temática, a Confederação vai promover na próxima quinta-feira, 12 de março, uma Roda de Conhecimento com o título Censo 2020: termo de adesão ao intercâmbio de endereços aos Municípios. A Roda de Conhecimento é transmitida, ao vivo, a partir das 10h, pelas redes sociais da entidade, quando os interessados podem enviar perguntas e sanar dúvidas sobre o tema.
Fonte: CNM – 09/03/2020