Comissão debate custo do aluno e distribuição de recursos do Fundeb
01.10.2019 – Planejamento, Orçamento e Gestão.

A Comissão Especial do Fundeb (PEC 15/15) promove audiência pública hoje para discutir o “Estudo sobre modelos de Fundeb e o Direito à Educação: valor aluno, universalização de matrículas e sistema de distribuição de recursos”.
Foram convidados para o debate:
– o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação Daniel Cara; e
– o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador responsável pelo Simulador de Custo-Aluno Qualidade, Thiago Alves.
Complementação do Fundeb
A audiência atende requerimento dos deputados Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e Bacelar (Pode-BA). A proposta da comissão especial pretende criar uma nova regra para a complementação da União, que não seria mais por âmbitos estaduais, mas levaria em consideração o valor aluno ano total, isto é, os entes que, consideradas todas suas receitas vinculadas à manutenção e desenvolvimento do ensino, já contassem com recursos suficientes, não receberiam a complementação da União, mesmo sendo de um estado que receba o benefício.
Em contrapartida, ainda pela proposta, algumas redes de estados que hoje não recebem, passariam a contar com a complementação da União, que deveria gradativamente alcançar o patamar de 30% do valor total dos fundos, a partir do patamar inicial de 15%.
Hora e local
A audiência será no plenário 13, às 16 horas.
Fonte: Câmara dos Deputados – 01/10/2019