Dia do Livro: Municípios têm papel essencial para promover a leitura
24.04.2025 – Direito Público

Celebrado em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro foi instituído com o objetivo de incentivar a leitura, homenagear autores e promover reflexões sobre a cultura literária. Nesse contexto, os Municípios brasileiros têm um papel essencial na promoção do acesso à leitura e no fortalecimento da cultura literária no Brasil.
Segundo dados do Ministério da Cultura, o Brasil possui mais de cinco mil bibliotecas cadastrados no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Entretanto, apesar dos avanços, os desafios ainda são significativos, visto que mais de 30% dos Municípios brasileiros não possuem uma biblioteca pública.
Para apoiar as gestões locais na implementação de ações estruturantes voltadas à leitura, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) sugere utilizar os recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A verba pode ser destinada em diversas frentes: aquisição de livros, reforma e modernização de bibliotecas públicas e comunitárias, realização de feiras literárias, encontros com autores, jornadas de leitura, entre outras iniciativas.
Neste Dia Mundial do Livro, a CNM reforça a importância da leitura como ferramenta de transformação social e desenvolvimento. Investir em bibliotecas, apoiar autores locais e formar novos leitores são estratégias fundamentais para o fortalecimento da educação, da cultura e da cidadania.