Governo cria “Selo Cidade Mulher” para premiar municípios que investem em políticas de igualdade
23.09.2025

Fonte: Conam – Consultoria de Administração Municipal
Link: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-15.214-de-18-de-setembro-de-2025-657083117
23.09.2025

O Brasil passa a contar, a partir desta quinta-feira (18), com um novo mecanismo de incentivo à valorização da mulher: o Selo Cidade Mulher. A iniciativa foi criada pela Lei nº 15.214/2025, sancionada pelo presidente da República, e será concedida anualmente a municípios que se destacarem na efetividade das políticas públicas voltadas ao bem-estar feminino.
Segundo a nova legislação, a concessão do selo levará em conta critérios como a busca pela igualdade entre homens e mulheres, combate à discriminação, universalidade dos serviços públicos, participação feminina nas decisões políticas e a transversalidade das ações de governo.
Também serão avaliados o enfrentamento à exploração sexual de meninas e adolescentes, o combate ao tráfico de mulheres e a promoção dos direitos humanos de mulheres em situação de prisão.
Os municípios poderão criar órgãos específicos, como Secretarias da Mulher, para fortalecer as ações. A banca julgadora avaliará a efetividade das políticas implementadas e o impacto real na vida das mulheres.
O regulamento, a ser publicado pelo Poder Executivo, definirá a quantidade de selos e os critérios detalhados de pontuação. A medida busca estimular boas práticas e reconhecer cidades que avançam na defesa da igualdade de gênero no país.
Fonte: Conam – Consultoria de Administração Municipal
Link: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-15.214-de-18-de-setembro-de-2025-657083117