MEC e FNDE lançam 16 novos serviços no portal do Governo Federal
21.10.2019 – Planejamento, Orçamento e Gestão.

O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disponibilizou 16 novos serviços no portal gov.br. Agora, solicitações referentes à execução dos programas, alteração de dados cadastrais, análise de documentações e regularização de repasses de recursos poderão ser feitas por meio da plataforma on-line, sem necessidade de deslocamento do usuário.
De acordo com o presidente do FNDE, Rodrigo Dias, a proposta visa facilitar a vida dos gestores municipais, tornando os processos mais transparentes e ágeis, gerando economia e rapidez. “Essa iniciativa atende as orientações do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de desburocratizar e facilitar a vida dos cidadãos”, afirmou.
A previsão é que até o segundo trimestre de 2020 sejam ofertados no portal mais 22 serviços do MEC, executados via FNDE. Espera-se que, em breve, todas essas demandas sejam realizadas apenas digitalmente.
Com serviços do FNDE, Governo Federal bate meta prevista para 2019
Em outubro, o Governo Federal concluiu a digitalização de 400 novos serviços, batendo a meta estabelecida para este ano. O marco foi alcançado com a disponibilização do serviço que viabiliza a solicitação da absorção do saldo devedor para a quitação da dívida relacionada a contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Segundo a Secretaria-geral da Presidência da República, a transformação dos 400 novos serviços significa uma economia anual estimada de mais de R$350 milhões aos cofres públicos e de cerca de R$1,2 bilhão aos cidadãos.
Clique aqui para acessar a lista com os 16 serviços disponibilizados pelo FNDE.
Fonte: UNDIME – 18/10/2019