Projeto ambiental preserva espécies de abelhas no terreno do fórum de Ribeirão Pires
11.04.2023– Direito Público.

O fórum da Comarca de Ribeirão Pires é um dos prédios escolhidos para acolher o projeto “Condomel Abelhas da Mata”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano do município. A inauguração foi realizada na última segunda-feira (3).
A iniciativa tem como objetivo a educação ambiental e a preservação das espécies de abelhas nativas sem ferrão, que colaboram para a manutenção da biodiversidade. Para isso, o jardim do fórum foi contemplado com colmeias das espécies mandaçaia, jataí e mirim-guaçú, além de flores para a nutrição dos insetos.
O projeto também contará com a realização de dois encontros com servidores do Judiciário para explicar a importância das abelhas e sua influência na alimentação humana. “Ressaltamos que essas espécies de abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras”, destacou a Secretaria de Meio Ambiente em ofício encaminhado ao diretor do fórum, juiz Danniel Adriano Araldi Martins.
Após a oficialização do projeto, os servidores realizaram votação virtual e escolheram o nome do espaço para a placa de apresentação, que ficou definido como “Condomel Abelhas da Justiça”.
Prestigiaram a inauguração o prefeito Guto Volpi; o juiz diretor do fórum, Danniel Adriano Araldi Martins; as juízas Tarsila Machado de Sá Junqueira e Maria Carolina Marques Caro Quintiliano; o vice-prefeito Rubens Fernandes; a secretária do meio-ambiente Andreza Araújo; o secretário de assuntos jurídicos Rangel Ferreira; e os servidores do Poder Judiciário.
O monitoramento das colmeias será realizado pela prefeitura do município.
Fonte; TJSP – 10.04.2023
Link: https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=91286&pagina=1