TCE de Minas apresenta boas práticas de fiscalização em educação no II SINED
30.07.2019 – Planejamento, Orçamento e Gestão.

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentou, no dia 25/7/2019, o Programa Na Ponta do Lápis e o aplicativo Lupa de Minas no II Simpósio Nacional de Educação (Sined) em Porto Alegre. O conselheiro Cláudio Couto Terrão e a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthé, fizeram a apresentação do Programa Na Ponta do Lápis, na oficina intitulada “Controle Externo e a Educação: experiências e boas práticas dos Tribunais de Contas”. O aplicativo Lupa de Minas foi apresentado pela diretora Naila. O chefe de Gabinete da Presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan e o assessor da Diretoria-Geral, Paulo Vicente Guimarães acompanharam a apresentação. O app Lupa de Minas será lançado em outubro.
O II Sined está sendo realizado no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul e tem como público, além dos tribunais de contas, gestores públicos, parlamentares, controladores, pesquisadores, professores, técnicos educacionais, alunos de graduação e pós-graduação e representantes dos conselhos de educação e do Ministério Público. O encontro reúne especialistas para discutir temas ligados à execução dos planos de educação, além da apresentação de experiências bem-sucedidas de gestão e de ações desenvolvidas no âmbito dos tribunais de contas brasileiros.
O primeiro Sined foi realizado pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais, nos dias 26 e 27 de abril de 2018, com o tema “Escrevendo o Futuro Na Ponta do Lápis”. A iniciativa fez parte do programa “Na Ponta do Lápis”, que reúne as ações do TCEMG no desenvolvimento do controle do ensino público.
Fonte: TCE-MG – 26/07/2019