TCU lança Programa Gestor Capacitado para qualificar prefeitos e equipes municipais
16.10.2025 – Licitação e Contrato

O Tribunal de Contas da União (TCU) lança o Programa Gestor Capacitado, iniciativa integrada ao programa Diálogo Público – Municípios e voltada a prefeitos, gestores públicos e equipes técnicas dos municípios brasileiros. O objetivo é apoiar a administração regional na aplicação correta dos recursos federais, por meio de capacitação gratuita e on-line, com módulos técnicos aplicados à realidade local.
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, explica que a capacitação é de alcance nacional, todos os municípios do país podem e devem participar. “O propósito é fortalecer a atuação dos gestores públicos, contribuindo para que enfrentem os desafios da administração com responsabilidade e entreguem serviços de qualidade à população”, afirma o presidente do TCU.
O gestor obtém reconhecimento a partir de certificados e distintivos digitais, signos que simbolizam o engajamento institucional e uma cultura de excelência no serviço público.
Conheça a estrutura do programa
A estrutura do Programa Gestor Capacitado está organizada em duas etapas formativas, compostas por módulos independentes e certificados por conclusão:
Como funciona
O Programa Gestor Capacitado é estruturado em duas etapas:
- Trilha Introdutória – Gestão de Recursos Federais (obrigatória)
– Transferências federais
– Execução de instrumentos de transferência
– Prestação de contasAo concluir essa trilha, o participante recebe certificado e distintivo digital de Gestor de Recursos Federais.
- Trilhas Temáticas Avançadas (opcionais, após a introdutória)
– Gestão de Obras Públicas
– Excelência em Gestão
– Execução de Políticas Públicas
Reconhecimento
O reconhecimento máximo do programa é o Distintivo Gestor Cidadão, conferido a gestores que tiverem concluído pelo menos duas trilhas temáticas e tiverem participado de etapa em Brasília, com comprovação de compromisso prático com a boa governança.
Mais do que certificados, os distintivos representam engajamento institucional e busca pela construção de uma cultura de integridade, eficiência e cidadania no serviço público.