Tribunal de Contas inaugura sede própria da Unidade Regional de Santos
17.12.2019 – Contas Públicas.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) inaugurou nesta segunda-feira (16/12), às 11h00, a sede própria da Unidade Regional de Santos (UR-20), que atende a área da Baixada Santista desde 2013 e é responsável pela fiscalização de 10 (dez) municípios da região.
De acordo com o Presidente do TCESP, Conselheiro Antonio Roque Citadini, o objetivo da instituição é “aprimorar as atividades fiscalizadoras por meio da desconcentração de serviços, ampliando a eficácia do atendimento aos jurisdicionados e reduzindo ainda mais a distância para facilitar a presença física da fiscalização nos órgãos jurisdicionados”.
Além do Presidente do TCE, a inauguração contou com a presença do Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues; do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; do Diretor-Geral de Administração do TCE, Carlos Eduardo Corrêa Malek; e dos Diretores de Supervisão da Fiscalização I e II, Antonio Bento de Mello e Alexandre Carsola, respectivamente.
Ainda prestigiaram a inauguração o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Rui de Rosis.
Os Diretores Regionais Rafael Ribeiro Calegari Gomes (Santos) e Marco Francisco da Silva Paes (Campinas); o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Xavier; a Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas, Bibiana Helena Freitas Camargo; a Diretora de Contratos e Projetos, Patrícia Agiz; e a Procuradora-Chefe da Assessoria Técnico-Jurídica (ATJ), Raquel Ortigosa Bueno, também participaram da solenidade.
A 20ª Unidade Regional do TCE fica localizada na Avenida Washington Luiz, 299, no Bairro Boqueirão, e fiscaliza os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Vicente.
. História
A instalação oficial da UR de Santos deu-se pelo Ato GP nº 17, publicado no Diário Oficial de 23/08/2013. Sua implantação fez parte do planejamento estratégico do Tribunal de Contas paulista para se aproximar dos órgãos fiscalizados e, assim, facilitar o entendimento na busca de resultados cada vez melhores no uso do dinheiro público.
Além da UR-20, em Santos, o Tribunal de Contas de São Paulo conta com outras 19 Unidades Regionais para atendimento aos 644 municípios e órgãos estaduais jurisdicionados. As URs, pela ordem de 1 a 20, ficam localizadas em Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Araras, Fernandópolis, Registro, Araraquara, Guaratinguetá, Andradina, Itapeva, Ituverava, Adamantina e Mogi Guaçu.
Fonte: TCESP – 16/12/2019