Orientações sobre Defesa Civil, Meio Ambiente e Saneamento serão concedidas na Marcha
25.03.2024 – Planejamento, Orçamento e Gestão.

Cinco espaços da programação paralela da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 20 a 23 de maio, vão tratar de Defesa Civil, Meio Ambiente e Saneamento. Dentre as diversas arenas técnicas que ocorrem ao longo do evento, essas destacarão temas como mudanças climáticas, desastres no Brasil, desafios para universalização do saneamento e políticas municipais de sucesso. Os participantes terão a oportunidade de obter informações de sustentabilidade e resiliência da gestão local.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, reforça que o conjunto de políticas locais pode reduzir significativamente os impactos dos desastres, além de salvar vidas. “Saber sobre as alterações climáticas e os possíveis efeitos em seu Município ajuda os gestores a promoverem ações de mitigação, resposta e adaptação, como o caso da desertificação”, alerta.
Na terça-feira, 21 de maio, a partir das 15h30, a Arena 2 será destinada a debater a Universalização do Saneamento no Contexto da Regionalização: alertas e orientações. Simultaneamente. No mesmo dia e horário, a Arena 7 apresentará Boas Práticas Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com foco na coleta seletiva e no encerramento de lixões. Antes disso, na parte da manhã, a partir das 10h30, a Arena 3 apresentará boas práticas municipais na área de proteção e Defesa Civil. E no início da tarde, a partir das 13h30, a Arena 7 será sobre Mudanças climáticas: previsões e ações ambientais municipais.
Por fim, na quinta-feira, 23, a arena três abordará a Emergência climática: como tornar os Municípios resilientes a desastres. O último debate do núcleo está marcado para às 8h, antes do encerramento do evento, no palco principal. Quem deseja aproveitar essa oportunidade de obter informações tão valiosas deve promover inscrição on-line e garantir participação na Marcha deste ano. Além dos espaços previstos na programação, a equipe técnica e os consultores da CNM estarão nas instalações do evento para atender os participantes.
⇒ Data: 21/05 – às 15h30
Arena 2: Universalização do Saneamento no Contexto da Regionalização: alertas e orientações
Objetivo: mostrar como os Municípios estão atuando para alcançar a universalização do saneamento básico, considerando as propostas de regionalização feitas pelos Estados. Caso elas não tenham sido feitas ou se o Município não aderiu, quando possível, os palestrantes irão trazer suas experiências.
⇒ Data: 22/05 – às 10h30
Arena 3: Boas Práticas Municipais de Gestão de Riscos e Prevenção de Desastres
Objetivo: apresentar boas práticas de proteção e defesa civil realizadas pelos Municípios convidados, das quais envolvem a gestão de riscos, prevenção, monitoramento e respostas a desastres, com a missão de minimizar ou até mesmo sanar os efeitos negativos oriundos de desastres naturais em nossas cidades.
⇒ Data: 22/05 – às 13h30
Arena 7: Mudanças climáticas: previsões e ações ambientais municipais
Objetivo: apresentar como estão atuando para lidar com desafios impostos pelas mudanças climáticas, utilizando estratégias ambientais capazes de promover a resiliência e a sustentabilidade nos Municípios. Além disso, serão apresentadas também as previsões climáticas para o Brasil e regiões no intuito de alertar antecipadamente os Municípios sobre os possíveis desafios climáticos futuros de forma que possam se preparar adequadamente.
⇒ Data: 22/05 – 15h30
Arena 7: Boas Práticas Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Objetivo: apresentar boas práticas na gestão municipal de resíduos sólidos, com foco principal na coleta seletiva e encerramento de lixões. Cases de coleta seletiva evidenciarão que não existe um único modelo a ser seguido, mas que é possível implantar o sistema que melhor se adeque ao seu Município. Já em relação ao encerramento de lixões, além de boas práticas, a arena irá destacar a atuação de outros atores, como os Ministérios Públicos Estaduais como parceiros dos gestores locais com foco na resolução dos problemas e não apenas na judicialização.
⇒ Data: 23/05 – 8h
Arena 3: Emergência Climática: como tornar os Municípios resilientes aos desastres
Objetivo: conceder recomendações e sugestões para contribuir para tornar os Municípios mais prevenidos e resilientes em relação a desastres advindos dos desastres naturais.
Fonte: CNM – 25.03.2024
Link: https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/orientacoes-sobre-defesa-civil-meio-ambiente-e-saneamento-serao-concedidas-na-marcha