TJ-RS mantém valor declarado pelo contribuinte em integralização de imóveis ao capital de empresa

A mera presunção de que o valor da incorporação de imóvel ao capital social de uma empresa é maior do que o declarado pelo contribuinte não tem o condão de viabilizar a cobrança de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Para incidência do imposto, é necessário procedimento administrativo para apurar a diferença entre o valor declarado e o de mercado.

Abertas as inscrições para curso inédito sobre regularização fundiária

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, anunciou o lançamento do curso “Introdução à Regularização Fundiária Urbana” no Portal Capacidades. Qualquer pessoa pode participar das aulas que visam capacitar profissionais e entidades envolvidas no enfrentamento à informalidade nas cidades brasileiras.

Prefeituras têm até 14 de novembro para convocar Conferências Municipais do Meio Ambiente

As prefeituras brasileiras têm até o dia 14 de novembro de 2024 para convocar suas Conferências Municipais do Meio Ambiente caso queiram assegurar o envio das propostas de suas cidades para as próximas etapas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), cujo tema é “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. Caso não o façam, as Conferências Municipais poderão ser convocadas diretamente por organizações da sociedade civil entre 15 e 30 de novembro.

Adicionais de insalubridade e periculosidade não são devidos ao servidor em trabalho remoto na pandemia

​A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, negou provimento ao recurso de servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) que pretendiam receber os adicionais de insalubridade e periculosidade relativos ao período em que ficaram no regime de teletrabalho por causa da pandemia da Covid-19.

Plantão de atendimento do FNDE traz orientação direta a novos gestores municipais em Brasília

Durante os “Seminários Novos Gestores”, realizados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entre 5 e 29 de novembro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizará plantões de atendimento para apoiar gestores e técnicos municipais no auditório da autarquia, em Brasília. Os técnicos do FNDE estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e auxiliar na resolução de pendências. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, sem necessidade de agendamento.